Você sabe a diferença entre os cabos USB 2.0 e 3.0? 

Você sabe a diferença entre os cabos USB 2.0 e 3.0? 

11/12/2019 0 Por bloganker

Velocidade na transferência de dados é uma das distinções entre os modelos 

A conexão USB permite unir periféricos ao computador ou a outros dispositivos, e possui as conhecidas versões 2.0 e 3.0. Para você conhecer mais sobre o assunto e escolher o melhor cabo para os seus equipamentos, a Anker separou as seguintes informações. Confira! 

O que é USB 

A sigla USB (Universal Serial Bus) é um protocolo de comunicação utilizado em cabos, conectores e inúmeros aparelhos eletrônicos. A tecnologia permite conectar dispositivos com velocidade, segurança e praticidade de maneira imediata. 

Histórico 

A primeira versão do USB foi desenvolvida em 1995, e começou a aparecer nos computadores a partir de 1997. Em 2002, o padrão ganhou a versão 2.0 e foi atualizada para a 3.0 no ano de 2009. 

Velocidade 

A principal diferença entre as versões é a velocidade na transferência de dados. Enquanto a versão USB 2.0 possibilita trocas de em até 480 Megabytes por segundo, a USB 3.0 é dez vezes mais rápida, alcançando incríveis 5 Gigas por segundo.  

Eficiência 

O padrão mais atual também vence a disputa quando o assunto é eficiência energética. O USB 3.0 consome menos de um terço de eletricidade se comparado à antiga geração, além de entrar automaticamente em modo standby quando não está em uso.  

Portanto, além de mais veloz, a terceira versão acaba sendo muito mais econômica. 

Modo full-duplex 

Uma das diferenças mais significativas entre as versões é o modo de operação full-duplex, disponível apenas no USB 3.0.  

Isto significa que, enquanto o USB 2.0 permite enviar ou receber dados, a versão mais recente possibilita fazer as duas transferências simultaneamente.  

Compatibilidade 

Apesar da diferença de velocidade das versões, os padrões USB 2.0 e 3.0 são retrocompatíveis. Ou seja, se você possui um cabo 3.0, ele funcionará normalmente em uma porta 2.0 e vice e versa. A taxa de transferência, porém, ficará limitada à da versão 2.0, de 480Mb por segundo. 

Agora que você conhece melhor as diferenças entre os padrões, que tal investir nos melhores cabos do mercado? Acesse o site da Anker e encontre a melhor opção para as suas necessidades!

Please follow and like us: