Quais são os benefícios da música para os pets?

Quais são os benefícios da música para os pets?

23/04/2021 0 Por bloganker

A música pode ajudar a relaxar e diminuir o estresse nos animais de estimação, assim como funciona com a gente

Ouvir música faz muito bem, né? Seja para ter um pouco de paz ou para agitar o dia, colocar um som para tocar é remédio para qualquer problema. Isso todo mundo sabe. Mas você sabia que isso também é verdade para os pets? Cães e gatos também gostam de ouvir música e são beneficiados por seus efeitos.

Um dos principais efeitos positivos é que a música pode ajudar a relaxar e diminuir o estresse nos animais. Em um estudo feito em 2012, pesquisadoras americanas estudaram os efeitos da música clássica em cães que viviam em canis e descobriram que ela era capaz de diminuir os níveis de estresse causado pelo ambiente em que eles viviam. 

A pesquisa mostrou também que a música clássica não apenas alivia os efeitos comportamentais em animais de estimação, mas também reduz a ansiedade e diminui a frequência cardíaca deles.

Estímulos sonoros

A resposta a estímulos sonoros nos animais não é novidade. Da mesma forma que eles se assustam e se incomodam com barulhos altos, como o de trovões, por exemplo, podem também relaxar ouvindo sons mais tranquilos ou se agitar caso ouçam canções mais altas.

Há, inclusive, canais exclusivos para pets que utilizam o som para acalmá-los. O Relax My Dog, canal para cães no Youtube, por exemplo, tem a proposta de criar uma atmosfera de relaxamento que aposta mais no som do que nas imagens. São playlists de longa duração com músicas suaves e relaxantes para os animais.

Tá aí mais uma maneira de usar sua caixinha Anker de forma criativa: faça uma playlist relaxante, coloque música para seu pet ouvir e veja se ele gosta tanto quanto você!