Problemas com o Bluetooth: veja o que pode estar atrapalhando a sua conexão

Problemas com o Bluetooth: veja o que pode estar atrapalhando a sua conexão

26/11/2021 0 Por bloganker

O Bluetooth é uma verdadeira mão na roda tecnológica. Inventado em meados da década de 90, esse protocolo de comunicação revolucionou as nossas conexões, permitindo uma vida livre dos fios. Porém, por sermos tão dependentes do Bluetooth, quando ele falha ficamos um pouco sem saber o que fazer, não é mesmo?

Para evitar isso, aqui estão algumas dicas para quando você tem problemas com o Bluetooth:

Não consigo conectar o Bluetooth, e agora?

Uma das principais causas de problemas com o Bluetooth é a interferência. As ondas do Bluetooth funcionam em uma frequência de 2.4 Ghz, a mesma que muitos aparelhos comuns no dia a dia, como roteadores wi-fi e fornos de micro-ondas. Uma possível solução é mudar a frequência do roteador. Estes aparelhos normalmente operam em frequências entre 2.4 Ghz e 5 Ghz, então basta entrar nas configurações e alterar a frequência para 5 Ghz.

A interferência pode acontecer também pela proximidade com portas USB 3.0, de alta velocidade. Nesse caso, recomenda-se que se afaste um pouco o dispositivo Bluetooth da entrada USB para evitar esse tipo de problema.

Outra situação comum tem a ver com a quantidade de bateria que há disponível nos aparelhos. Muitos dispositivos, como tablets e smartphones, usam um gerenciamento inteligente de energia que acaba desligando conexões a partir de certo ponto, por isso é sempre importante manter a bateria carregada se quiser usar dispositivos Bluetooth sem problemas.

Se o dispositivo simplesmente não aparece na busca, vale a pena desligar e ligar de volta a conexão Bluetooth em seu aparelho. Se não funcionar, pode ser que seja necessário permitir que dispositivos Bluetooth conectem-se a ele – no Windows, por exemplo, isso é feito buscando “Bluetooth e outros dispositivos” no menu Iniciar.

Problemas mais simples

Muitas vezes, as conexões Bluetooth não funcionam em razão de problemas muito mais simples, que podem ser resolvidos em alguns passos simples. Por exemplo:

  • Verifique se os aparelhos estão em modo de emparelhamento, que é quando eles estão prontos para conectarem-se uns aos outros.
  • Tenha certeza de que os aparelhos estão dentro da distância correta de alcance, que normalmente é de até 6 metros.
  • Tenha certeza de que o dispositivo não está conectado a outro quando for conectá-lo. A maioria dos dispositivos Bluetooth só consegue fazer uma conexão por vez, por isso é importante desconectar de outros aparelhos e “esquecer” conexões que não estão mais em uso.

Agora que você já sabe como solucionar os problemas com Bluetooth, navegue no site da Anker e invista nos melhores dispositivos sem fio do mercado!