É possível melhorar a qualidade de som do meu fone de ouvido?

É possível melhorar a qualidade de som do meu fone de ouvido?

09/04/2021 0 Por bloganker

Um fone de qualidade é essencial, mas existem algumas coisas que você pode fazer para deixar o som ainda melhor. Confira!

Ouvir música em um fone de ouvido de qualidade faz toda a diferença. Mas você sabia que não é só a qualidade do fone que importa na hora de escutar o que você quer? Outros aspectos também precisam ser levados em consideração na hora de colocar o fone para funcionar. Abaixo, estão algumas dicas para melhorar o som dos seus fones de ouvido e curtir numa boa!

Use seus fones corretamente

A primeira dica é a mais simples, mas tão importante quanto qualquer outra. Os seus fones foram desenhados para encaixar nas suas orelhas dos lados corretos – não é à toa que eles possuem a indicação de lado direito e esquerdo. Prestar atenção no lado certo antes de usar é fundamental para aproveitar o produto da forma como ele foi projetado.

Escolha o fone que melhor se encaixa no seu canal auditivo

A qualidade do som de um fone de ouvido está diretamente relacionada à capacidade de transmissão do som do aparelho para o seu canal auditivo, e isso depende do encaixe. O fone deve criar uma espécie de vedação no seu canal auditivo para que você aproveite ao máximo o som que sai do aparelho. Como nossos canais auditivos possuem tamanhos diferentes,  mesmo entre uma orelha e outra, é importante encontrar o fone que melhor se encaixe em você. Caso seu fone venha com diferentes pontas para trocar, teste-as para ver qual é a melhor opção para você. 

Use as configurações

Muitos fones possuem configurações próprias de som e equalização. Mesmo que não seja o caso do seu fone, essas configurações normalmente podem ser alteradas no seu dispositivo de áudio. O som que ouvimos é único para cada um de nós, portanto o volume dos graves, a clareza do som, a qualidade dos agudos e outras características podem ser configuradas para a forma que soe melhor para você.

Limpe frequentemente seus fones (e seus ouvidos)

A limpeza não é só uma questão de higiene, mas também pode ajudar muito a melhorar o som. Quando usamos nossos fones, aos poucos eles ficam cobertos com cera e óleos naturais dos nossos ouvidos. Com o tempo, esse excesso pode alterar a qualidade do som. Portanto, limpe-os regularmente com um pano de ligeiramente úmido e um pouco de sabão para remover a cera e a oleosidade. Para fones de ouvido muito sujos, você também pode usar uma escova de dentes para limpá-los. Se usar capas ou pontas de espuma, você também deve lavá-las com cuidado regularmente, mergulhando-as em água com sabão e secando-as completamente antes de usar.