Dia Internacional do Jazz: conheça os principais representantes do gênero e suas músicas! 

Dia Internacional do Jazz: conheça os principais representantes do gênero e suas músicas! 

27/04/2022 0 Por bloganker

O Jazz é um dos mais originais e criativos gêneros da música. Confira! 

Dia 30 de abril é comemorado o Dia Internacional do Jazz e, por isso mesmo, resolvemos fazer um compilado dos artistas que melhor representam esse estilo marcado pelo improviso, alma e virtuose dos músicos.  

Quer ouvir mais? Então separe a sua caixinha de som ou o seu fone de ouvido e embarque conosco nessa viagem sonora! 

Raízes do Jazz 

Assim como grande parte dos estilos musicais das américas, o Jazz tem como principal matriz a cultura africana. Os povos escravizados levados para trabalho forçado no Estados Unidos tinham no canto e na música um dos poucos elos de ligação com sua humanidade roubada.  

Depois da abolição da escravidão em 1863, os negros puderam se aproximar dos instrumentos ocidentais e iniciar uma mescla de culturas e melodias que anos depois culminaria no Jazz.   

Por volta de 1890, na cidade de Nova Orleans, surgem ritmos como o Blues, Ragtime e Spirituals, que combinados com experimentações originam o Jazz.   

Ella Fitzgerald 

De origem humilde à rainha do Jazz, Ella marcou o mundo da música com uma extensão vocal absurda que abrangia três oitavas. Além disso, tinha dicção, entonação e fraseado impecáveis, habilidades que a ajudaram a se destacar no estilo Bepop com Scat.  

A artista, que improvisava como um instrumento de sopro, registrou seus primeiros sucessos com as canções “Rock it for me” e “My heart belongs to daddy”. 

Louis Armstrong 

Armstrong cresceu ao mesmo tempo que o Jazz e se tornou a personificação do estilo musical. O cantor e instrumentista passou por várias fases do gênero e desbancou até mesmo os Beatles do topo das paradas de sucesso com a música “Hello, Dolly!”. 

Charlie Parker 

O saxofonista autodidata Charlie Parker já se apresentava profissionalmente com meros 15 anos de idade. O pássaro do Jazz, como era conhecido, ajudou a desenvolver o estilo Bepop e tem na canção “Yardbird Suite” um de seus registros mais significativos.   

Miles Davis 

O trompetista mais famoso do Jazz não poderia ficar de fora dessa lista. Miles Davis participou de várias fases do gênero e contribuiu muito com suas experimentações e diálogos com outros estilos. O artista tem a obra-prima “Kind of Blue” como um de seus principais sucessos. 

John Coltrane 

O maior sax tenor do Jazz já passou por diversos grupos antes do reconhecimento e conquistou o status de lenda ao integrar o quinteto com Miles Davis.  

Coltrane possui uma trajetória impressionante no mundo da música e teve um álbum que estava perdido há mais de 50 anos lançado recentemente. O trabalho “Both Directions at Once” havia sido descartado pela gravadora, mas merece (e muito) ser apreciado. 

Agora que você já conhece mais sobre o Jazz, ficou mais fácil aproveitar a data comemorativa em homenagem a esse estilo musical, não é mesmo? E para curtir ainda mais e ouvir tudo com a qualidade que esse gênero exige, aproveite para acessar o site da Anker e encomende um dos nossos dispositivos de áudio!