
Dia Internacional do Jazz: conheça os principais representantes do gênero e suas músicas!
27/04/2022O Jazz é um dos mais originais e criativos gêneros da música. Confira!
Dia 30 de abril é comemorado o Dia Internacional do Jazz e, por isso mesmo, resolvemos fazer um compilado dos artistas que melhor representam esse estilo marcado pelo improviso, alma e virtuose dos músicos.
Quer ouvir mais? Então separe a sua caixinha de som ou o seu fone de ouvido e embarque conosco nessa viagem sonora!
Raízes do Jazz
Assim como grande parte dos estilos musicais das américas, o Jazz tem como principal matriz a cultura africana. Os povos escravizados levados para trabalho forçado no Estados Unidos tinham no canto e na música um dos poucos elos de ligação com sua humanidade roubada.
Depois da abolição da escravidão em 1863, os negros puderam se aproximar dos instrumentos ocidentais e iniciar uma mescla de culturas e melodias que anos depois culminaria no Jazz.
Por volta de 1890, na cidade de Nova Orleans, surgem ritmos como o Blues, Ragtime e Spirituals, que combinados com experimentações originam o Jazz.
Ella Fitzgerald
De origem humilde à rainha do Jazz, Ella marcou o mundo da música com uma extensão vocal absurda que abrangia três oitavas. Além disso, tinha dicção, entonação e fraseado impecáveis, habilidades que a ajudaram a se destacar no estilo Bepop com Scat.
A artista, que improvisava como um instrumento de sopro, registrou seus primeiros sucessos com as canções “Rock it for me” e “My heart belongs to daddy”.
Louis Armstrong
Armstrong cresceu ao mesmo tempo que o Jazz e se tornou a personificação do estilo musical. O cantor e instrumentista passou por várias fases do gênero e desbancou até mesmo os Beatles do topo das paradas de sucesso com a música “Hello, Dolly!”.
Charlie Parker
O saxofonista autodidata Charlie Parker já se apresentava profissionalmente com meros 15 anos de idade. O pássaro do Jazz, como era conhecido, ajudou a desenvolver o estilo Bepop e tem na canção “Yardbird Suite” um de seus registros mais significativos.
Miles Davis
O trompetista mais famoso do Jazz não poderia ficar de fora dessa lista. Miles Davis participou de várias fases do gênero e contribuiu muito com suas experimentações e diálogos com outros estilos. O artista tem a obra-prima “Kind of Blue” como um de seus principais sucessos.
John Coltrane
O maior sax tenor do Jazz já passou por diversos grupos antes do reconhecimento e conquistou o status de lenda ao integrar o quinteto com Miles Davis.
Coltrane possui uma trajetória impressionante no mundo da música e teve um álbum que estava perdido há mais de 50 anos lançado recentemente. O trabalho “Both Directions at Once” havia sido descartado pela gravadora, mas merece (e muito) ser apreciado.
Agora que você já conhece mais sobre o Jazz, ficou mais fácil aproveitar a data comemorativa em homenagem a esse estilo musical, não é mesmo? E para curtir ainda mais e ouvir tudo com a qualidade que esse gênero exige, aproveite para acessar o site da Anker e encomende um dos nossos dispositivos de áudio!