Dia Internacional da Mulher: mulheres que fizeram história no setor de inovação e tecnologia 

Dia Internacional da Mulher: mulheres que fizeram história no setor de inovação e tecnologia 

08/03/2022 0 Por bloganker

Carol Shaw e Hedy Lamar são alguns dos ícones que revolucionaram o setor 

Para comemorar essa data tão relevante, separamos algumas das principais representantes femininas no universo tecnológico e de inovação. Confira! 

Carol Shaw 

A estadunidense Carol Shaw é considerada a primeira representante feminina a trabalhar no desenvolvimento de jogos de videogames.  

Shaw desenvolveu uma série de softwares para consoles e jogos e foi pioneira na geração procedural de conteúdo. Ou seja, a engenheira da computação adicionava aumento gradual da dificuldade nos jogos em que trabalhava, conceito utilizado amplamente pela indústria dos games até hoje.  

Durante sua carreira, Carol Shaw atuou na Atari e Activision, tendo como suas principais contribuições para o mundo dos games os seguintes títulos: 

  • 3D Tic Tac Toe; 
  • Happy Trails; 
  • Othello; 
  • Polo; 
  • River Raid; 
  • Super Breakout. 

Ada Lovelace 

Alan Turing pode até ser considerado o pai da computação, mas quem teve a ideia de criar um programa computacional primeiro foi Ada Lovelace. Afinal, a partir de análises e traduções de trabalhos matemáticos, a condessa desenvolveu o primeiro algoritmo do mundo.  

No entanto, Lovelace não possuía máquinas que fossem capazes de testar seus códigos e comprovar sua lógica. 

Felizmente, o trabalho de Ada pode ser comprovado anos depois de sua morte. Por isso, ela é considerada a mãe da computação. 

Por fim, existem atualmente um prêmio que leva seu nome destinado àqueles que promovem inovações na área. 

Hedy Lamarr 

Além de atriz de sucesso, a austríaca Hedy Lamarr contribui para a criação de tecnologias como GPS e Wi-Fi. 

No entanto, antes disso as ideias de Lamarr também ajudaram a evitar a detecção de mensagens durante a Segunda Guerra Mundial.  

A atriz e inventora percebeu que a variação das frequências emitidas pelas teclas de piano poderia ser usada de maneira similar pelas estações de rádio.  

Assim, atuando em colaboração com George Antheil, desenvolveu um sistema de interferência, cujo conceito é aplicado até hoje em tecnologias como Wi-Fi, GPS e Bluetooth. 

Gostou de conhecer algumas das figuras femininas que contribuíram para a inovação tecnológica ao redor do globo? Então aproveite para acessar o site da Anker e confira nossos dispositivos!