Descubra os efeitos da música para a nossa memória

Descubra os efeitos da música para a nossa memória

30/04/2021 0 Por bloganker

A vida não seria a mesma coisa sem música, não é mesmo? As canções embalam os momentos mais especiais da nossa vida e deixam tudo melhor naqueles momentos não tão bons assim. A música é uma das formas de expressão que acompanham a humanidade há mais tempo, e não é por acaso: música nos faz bem, e não apenas de uma forma subjetiva.

Diversos estudos feitos ao longo dos últimos anos mostraram que a música tem efeitos incríveis no nosso cérebro, ajudando em diversos aspectos da nossa vida. Ouvir e tocar música reativa áreas do cérebro associadas à memória, ao raciocínio e à fala, entre outras.

Lembra daquela música?

Um dos benefícios mais importantes da música para a nossa mente é a melhora que ela causa na nossa memória. Dois estudos feitos alguns anos atrás, um nos Estados Unidos e outro no Japão, descobriram que a música não apenas nos ajuda a recuperar memórias armazenadas, mas também nos ajuda a criar novas. Em ambos os estudos, idosos saudáveis ​​tiveram melhores resultados em testes de memória e raciocínio após terem completado várias aulas semanais em que faziam exercícios físicos moderados com acompanhamento musical.

E não é só escutar música que pode ser positivo: a memória é trabalhada constantemente durante a prática musical também. Elementos como timbre, tempo e tom são importantes para desenvolver a memória. Ao executar uma canção ou cantar, é preciso colocar o cérebro para trabalhar e lembrar das sequências e notas certas, um ótimo exercício para a memória.

Cantar para poder falar

A comunicação é outro aspecto do nosso dia a dia que pode ser beneficiado através da música. Pesquisadores do laboratório de música e neuroimagem do Beth Israel Deaconess Medical Center, afiliado à Universidade de Harvard, nos EUA, mostraram que cantar as letras de músicas pode ser especialmente útil para pessoas que estão se recuperando de um derrame ou lesão cerebral que danificou a região esquerda do cérebro, responsável pela fala. 

Como a habilidade de cantar se origina no lado direito do cérebro, as pessoas podem aprender a expressar falar seus pensamentos cantando-os primeiro e irem gradualmente abandonando a melodia.

Para curtir suas músicas favoritas ou para exercitar seu cérebro, não tem coisa melhor do que conhecer os produtos Anker. Nossos fones e caixas de som oferecem o som intenso que você precisa. Conheça!