Como funciona um carregador sem fio?

Como funciona um carregador sem fio?

30/07/2021 0 Por bloganker

Física por trás da tecnologia foi proposta ainda no século 19 por Nikola Tesla. Entenda o que acontece quando um carregador sem fio entra em funcionamento

A tecnologia wireless avança todos os dias para facilitar a nossa vida. Afinal de contas, quanto menos fios, mais praticidade e organização. Esse avanço está presente também na hora de carregar seus aparelhos eletrônicos. Carregadores sem fio são cada vez mais comuns e oferecem a energia necessária em poucos minutos e sem a necessidade de cabos. 

Mas como o carregamento wireless funciona? Como a energia é transmitida de um aparelho a outro sem o auxílio de um fio? A resposta está em um princípio proposto há muito tempo que ajuda a facilitar a vida moderna.

Elétrons em movimento

A tecnologia é nova, mas o princípio por trás dela nem tanto. Na verdade, para entender como o carregamento sem fio funciona, precisamos voltar até o século 19, quando o físico Nikola Tesla propôs o princípio da transferência de energia por indução eletromagnética. Para que o carregamento sem fio funcione, é preciso que o aparelho que vai ser carregado suporte esse tipo de carga, seguindo um dos padrões de tecnologia de carregamento por indução, como o padrão Qi, usado pela Apple e pela Samsung, por exemplo.

O processo é simples: quando o celular é aproximado do aparelho, o campo eletromagnético criado pela bobina do carregador movimenta os elétrons da bobina do celular, criando uma corrente elétrica que fornece a carga necessária. Quanto mais perto um aparelho estiver do outro, maior é a transferência de energia, já que a distância influencia no processo.

Conforme a tecnologia avança, não é difícil imaginar que os carregadores sem fio das próximas gerações consigam carregar os smartphones até mesmo à distância – como de um quarto até a sala, por exemplo.

Conectividade intensa

O carregador wireless Anker PowerWave II Pad oferece o que há de melhor em carregamento sem fio. Além de ser compatível com todos os aparelhos com tecnologia Qi, entre eles iPhone 12, Samsung Galaxy S21, Note 20, AirPods com estojo de carregamento sem fio e muitos outros, ele é seguro e inteligente. O carregador conta com anéis antiderrapantes para manter o seu telefone na posição correta, mesmo quando ele estiver vibrando, e se ajusta automaticamente entre o modo de carregamento de 5, 7.5, 10, e 15W, garantindo carregamento sem fio otimizado para uma grande variedade de dispositivos.

 

Clique aqui para garantir o seu Anker PowerWave II Pad, o carregador sem fio, mas com muita tecnologia!