Como funciona a tecnologia Bluetooth?  

Como funciona a tecnologia Bluetooth?  

15/01/2020 0 Por bloganker

Dispositivos como caixas de som e fones de ouvido fazem uso desta forma de conexão sem fio 

Você provavelmente faz uso desta tecnologia diariamente, nos mais diversos aparelhos eletrônicos. Para você conhecer mais sobre o Bluetooth, seu funcionamento e diferentes versões, a Anker preparou o seguinte material. Confira! 

Conhecendo o Bluetooth 

O Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio desenvolvida para facilitar a vida dos usuários de aparelhos eletrônicos.  

Dispositivos como smartphones, computadores, caixas de som, smartwatches e fones de ouvido que utilizam a tecnologia podem se comunicar entre si, sem a utilização de qualquer suporte físico. 

Origem  

O Bluetooth foi inicialmente desenvolvido pela empresa de telecomunicações Ericsson, em 1994. Outras grandes companhias como Nokia, Intel, IBM e Toshiba participaram do projeto posteriormente, fazendo vigorar a nova tecnologia. 

O batismo da tecnologia como Bluetooth – em tradução literal, dentes azuis – é uma homenagem ao rei dinamarquês Harald Blåtand. O nome foi escolhido em virtude de o monarca representar a unificação da Dinamarca, feito que a tecnologia realiza entre os mais diversos dispositivos.  

O logo do Bluetooth também é baseada no rei, já que é formado pela união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, iniciais do monarca. 

Funcionamento 

O sistema utiliza uma frequência de onda de rádio, criando uma comunicação entre aparelhos habilitados.  

Existem classes de Bluetooth com alcance de até 100 metros, porém a maioria dos dispositivos possibilita uma conexão de até 10 metros de distância. 

Versões  

O Bluetooth é uma tecnologia em constante evolução, o que acaba gerando versões novas e aprimoradas. Conheça mais sobre as principais delas na sequência:  

  • Bluetooth 1.0: Se trata de uma das primeiras especificações do protocolo; 
  • Bluetooth 1.1: Lançada em 2001, estabeleceu a tecnologia como um padrão de conexão mundial; 
  • Bluetooth 2.0: Chegou em 2004, trazendo o aumento da velocidade de transmissão de dados e a diminuição do consumo de energia; 
  • Bluetooth 3.0: Lançada em 2009, trouxe altas taxas na transferência de dados, atingindo até 24 Mb/s; 
  • Bluetooth 4.0: Chegou em 2010, exigindo menos energia para seu funcionamento; 
  • Bluetooth 5.0: Lançada oficialmente em 2016, esta versão aumentou a velocidade de transferência, de 24 Mb/s para 50 Mb/s. 

Agora que você conhece melhor sobre a tecnologia, aproveite para acessar o site da Anker e confira os nossos fones de ouvido e caixas de som Bluetooth!

Please follow and like us: