Como é escolhida a trilha sonora dos filmes?

Como é escolhida a trilha sonora dos filmes?

29/10/2021 0 Por bloganker

O som garante a emoção que prende a nossa atenção ao que estamos vendo na tela. Veja todos os detalhes sobre a trilha sonora dos seus filmes favoritos

A trilha sonora é parte fundamental de qualquer filme. Afinal, como uma produção audiovisual, o cinema precisa de som para existir – mesmo os filmes mudos não eram completamente mudos: eles tinham suas músicas e seus efeitos sonoros para ajudar na compreensão das histórias e no tom da emoção.

Basta ouvir os primeiros acordes de certas trilhas para identificar o filme e sentir toda a tensão ou a graça – o ‘ta-nan’ inicial para anunciar que o Tubarão de Steven Spielberg estava por perto que o diga. Como parte tão importante de uma indústria bilionária, a escolha da trilha é feita de forma minuciosa por profissionais com muita experiência e estudo. Venha saber um pouco mais sobre como essas canções são compostas e escolhidas.

Trilha sonora x trilha musical

Antes de mais nada, é importante salientar que há uma diferença entre trilha sonora e trilha musical. A trilha musical é o conjunto de canções escolhidas para estarem presentes no filme, enquanto a trilha sonora é todo o conjunto de sons que compõem a obra – ou seja, a trilha musical faz parte da trilha sonora, mas há ainda outros elementos que compõem a trilha sonora, como os efeitos sonoros e os diálogos.

Quem cria a trilha sonora dos filmes?

A trilha sonora é responsabilidade de toda uma equipe de profissionais dedicados ao som do filme. Essa equipe tem um diretor específico, que cuida de toda a administração do time e da logística do processo. 

Há também um desenhista de som, que cuida da criação artística do som do filme, bem como profissionais de edição, mixagem, compositores, entre vários outros que ajudam a tornar possível a mágica do som nos filmes.

Histórias musicais

Filmes como “Em ritmo de fuga” (Baby Driver), de 2017, por exemplo, utilizam a trilha como parte do enredo, desenhando a história em volta do som e das músicas, criando uma experiência imersiva. Isso sem contar, claro, os musicais, que propõem uma conexão ainda mais forte entre a história e a música.

E para você, qual é a trilha sonora mais marcante? Conta para a gente!