Como a musicoterapia pode ajudar nossa saúde?

Como a musicoterapia pode ajudar nossa saúde?

09/07/2021 0 Por bloganker

Todo mundo gosta de música. Seja para relaxar, dançar ou apenas curtir, ouvir as canções que a gente ama ou descobrir novos lançamentos é uma das atividades de lazer mais universais que existem. Mas você sabia que a música faz bem também para a saúde? Isso é tão verdadeiro que existe até mesmo um tipo de tratamento médico baseado na música: a Musicoterapia.

O que é Musicoterapia?

A Musicoterapia é, tecnicamente, o uso clínico de intervenções musicais para atingir objetivos dentro de um relacionamento terapêutico. Ela é aplicada por um profissional credenciado que concluiu um programa de musicoterapia aprovado. As intervenções de musicoterapia podem abordar uma variedade de objetivos educacionais e de saúde, entre eles:

  • Promover o bem-estar;
  • Gerenciar o estresse;
  • Aliviar a dor;
  • Melhorar a memória;
  • Melhorar a comunicação;
  • Promover a reabilitação física, etc.

Como funciona?

Técnicas de Musicoterapia empregam uma variedade de atividades, como ouvir melodias, tocar um instrumento e escrever músicas. Este tipo de tratamento atinge todos os aspectos da mente e do corpo. A música pode ser uma distração, pode desacelerar os ritmos do nosso organismo e alterar nosso humor, o que por sua vez pode influenciar nosso comportamento.

Terapeutas de música costumam trabalhar com pessoas que sofrem de problemas de saúde emocional, como tristeza, ansiedade e depressão, mas também podem ajudar pessoas que estão se reabilitando após um acidente vascular cerebral, um traumatismo cranioencefálico ou com doenças crônicas, como Parkinson ou doença de Alzheimer.

A Musicoterapia normalmente trabalha com duas frentes: a criativa e a receptiva. No processo criativo, o musicoterapeuta trabalha com os pacientes para criar ou produzir ativamente música, o que pode incluir compor e tocar diferentes instrumentos, enquanto o processo receptivo envolve experiências de escuta musical, como usar a música para facilitar o relaxamento de um paciente ou grupo de pacientes, que podem então discutir pensamentos, sentimentos ou ideias produzidos pela canção.

Viu só como a música vai muito além do que a gente imagina? Seja fazendo Musicoterapia ou escutando suas canções favoritas, conte com as caixas de som e os fones Anker!