Cabo HDMI: tudo o que você precisa saber sobre 

Cabo HDMI: tudo o que você precisa saber sobre 

26/05/2022 0 Por bloganker

O cabo HDMI permite a transmissão de áudio e vídeo em alta definição. Conheça mais sobre esse acessório 

Felizmente o HDMI já faz parte da nossa realidade há muito tempo. O cabo veio para substituir as antigas conexões padrões de vídeo e trazer mais qualidade para a transmissão de sons e imagens entre aparelhos de televisão, computadores e outros dispositivos. Saiba mais sobre esse cabo no conteúdo especial que a Anker preparou a seguir: 

O que significa HDMI? 

HDMI é uma sigla em inglês para High-Definition Multimedia Interface. Em português, sua tradução livre seria: Interface Multimídia de Alta Definição.  

Ou seja, o cabo HDMI oferece uma conexão de alta qualidade e desbancou antigos padrões como: Vídeo Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto. 

Confira as diferentes versões do cabo HDMI 

O padrão HDMI passou por diversas alterações e melhorias desde seu lançamento no ano de 2002. Separamos abaixo os principais updates para você conferir: 

  • HDMI 1.0 (2002): Contava com taxa de transferência máxima de 4,9 Gbps com resoluções de 1.080 pixels a 60 Hz. Além disso, transmitia áudio de 24 bits a 192 kHz em 8 canais; 
  • HDMI 1.1 (2004): Foi adicionado suporte a DVD-Audio; 
  • HDMI 1.2 (2005): Incluído suporte ao formato One Bit Audio e o suporte a telas e formatos de vídeos de PCs e monitores; 
  • HDMI 1.3 (2006): A taxa de transferência foi atualizada para 10,2 Gbps. Além disso, o novo padrão suporta os formatos de áudio Dolby TrueHD e DTS-HD; 
  • HDMI 1.4 (2009): Suporte a imagens em 4K, vídeos em 3D e introdução do conector microHDMI; 
  • HDMI 2.0 (2013): Resolução 4K a 60 Hz e até 32 canais de áudio; 
  • HDMI 2.0a (2015): Introduzido o suporte a HDR; 
  • HDMI 2.0b (2016): Adicionado suporte a HDR10; 
  • HDMI 2.1 (2017): Suporte à resolução 10K, HDR dinâmico e alta taxa de frames. 

Leia também 

Cabo hdmi para celular: conheça as vantagens!   

Conheça os recursos mais interessantes do cabo HDMI 

Função CEC 

Permite o comando de vários dispositivos usando apenas um controle remoto. Ou seja, é possível diminuir o som do seu Home Theater e navegar nos menus do videogame usando o controle da televisão.  

Função ARC  

Possibilita a distribuição do áudio de um aparelho para outros. Por exemplo, você pode conectar sua TV, videogame e Home Theater via HDMI e aproveitar o som do seu jogo através das caixas do conjunto sonoro.   

Agora que você já sabe mais sobre o cabo HDMI, aproveite para acessar o blog da Anker e encontre outros assuntos do seu interesse!