Acidentes com carregadores de celular: descubra como evitá-los

Acidentes com carregadores de celular: descubra como evitá-los

17/09/2021 0 Por bloganker

Acidentes com carregadores de celular são raros, mas podem ocorrer se não tomarmos alguns cuidados básicos

Você provavelmente já ouviu falar de casos de acidentes causados por carregadores de celular, seja com choques elétricos ou até mesmo incêndios, certo? Embora essas ocorrências sejam raras, elas existem e podem ser evitadas com alguns cuidados básicos. Quer saber como evitar que acidentes assim aconteçam? Confira as dicas:

Use carregadores confiáveis

Em primeiro lugar, é importante usar carregadores de confiança. Eles não precisam necessariamente ser aqueles que vêm com o celular, mas precisam ser de marcas de qualidade. Carregadores falsificados podem não ter todos os elementos necessários para o funcionamento correto. Além disso, é preciso conferir se o carregador é compatível com o seu aparelho. Usar carregadores com voltagens mais altas ou mais baixas pode ser perigoso e danificar o seu telefone.

Mantenha o carregador longe da água

Água e corrente elétrica não combinam. Por isso, é recomendado não usar o celular com as mãos molhadas enquanto ele carrega, depois de correr ou se exercitar, por exemplo (na verdade, é bom evitar o uso enquanto ele está carregando de qualquer maneira), ou fazer o carregamento em um lugar úmido, como um banheiro durante o banho. Isso pode aumentar o risco de choques elétricos e causar a oxidação dos componentes do aparelho, diminuindo sua vida útil.

Evite superfícies inflamáveis

A maioria dos carregadores modernos para de enviar energia para os smartphones assim que a carga chega a 100%, o que diminui bastante a possibilidade de acidentes. Isso não quer dizer que não podemos diminuir ainda mais os riscos. Evite deixar o celular carregando em superfícies facilmente inflamáveis, como camas e sofás, ou em locais fechados, como  dentro de gavetas – isso pode contribuir para o superaquecimento da bateria.

Cuide bem do carregador

Carregadores e cabos danificados também podem contribuir para o superaquecimento na hora do carregamento. Por isso, é fundamental tomar bastante cuidado com o seu carregador e investir em carregadores resistentes e duradouros.

Além disso, cuide sempre para que a rede elétrica da sua casa esteja atualizada, evite usar conectores (os famosos “T”) ou emendas e leve sempre o celular para uma assistência técnica caso perceba algo errado ou caso ele caia na água – nunca tente resolver o problema sozinho.