5 coisas que você precisa saber sobre o uso do fone de ouvido

5 coisas que você precisa saber sobre o uso do fone de ouvido

01/04/2021 0 Por bloganker

Descubra o que fazer para usar seu fone em segurança e sem riscos para a saúde dos seus ouvidos

Todo mundo concorda que o fone de ouvido é uma das maiores invenções da história da humanidade, certo? Ok, talvez seja um pouco de exagero, mas que a gente não consegue viver sem esse simples acessório é verdade. Para você usar seu fone Anker da melhor forma possível, nós separamos cinco coisas que você precisa saber. Confira:

Fones podem causar perda de audição?

O fone, em si, não. O que pode afetar nossa audição é o excesso de volume. Nosso ouvido interno é muito sensível. Existem milhares de células nos ouvidos, algumas das quais têm pequenas estruturas semelhantes a cabelos, chamadas células ciliadas, que são responsáveis ​​por levar o som dos ouvidos para o cérebro. O excesso de som pode causar danos permanentes a essas células e interromper esse mecanismo de transmissão. Os danos também podem ocorrer na conexão entre as células ciliadas e as células nervosas, que pode ser interrompida pelo excesso de som, mesmo que as células ciliadas permaneçam saudáveis. 

Quão alto é muito alto?

Dispositivos de som normalmente são ajustados para um volume máximo de cerca de 105 a 110 dB. Ouvir qualquer coisa no máximo, portanto, pode ser bastante prejudicial, uma vez que a exposição a níveis de som acima de 85 dB (mais ou menos igual a um cortador de grama) pode causar possíveis danos aos ouvidos se estes forem expostos por mais de 2 horas. A exposição a um som de 105 a 110 dB pode causar danos em cinco minutos. É bastante improvável que um som inferior a 70 dB cause danos significativos aos ouvidos. 

Por quanto tempo eu posso usar meus fones?

O uso de fones de ouvido deve ser sempre balanceado entre tempo e volume. Ouvir sons muito altos por muito tempo pode ser bastante prejudicial. Ouvir acima de 85dB pode causar danos em menos de uma hora, e muitos de nós ouvimos música com fones de ouvido por mais tempo do que isso. Ouvir em um nível confortável deve ser seguro por um período ilimitado de tempo, mas é essencial equilibrar a duração do uso dos fones com o volume do som.

Fones com cancelamento de ruído são os mais indicados para quem se preocupa com a audição, uma vez que permitem que o usuário escute o que quiser em um volume razoável sem interferência de um ambiente barulhento.

Posso compartilhar meu fone?

Essa prática, infelizmente, não é recomendada, principalmente quando se trata de fones intra-auriculares. Nossos ouvidos possuem várias bactérias que podem ser transmitidas para outras pessoas através do fone. Se for emprestar, limpe bem.

Como mantê-lo limpo?

Manter o fone limpo é uma questão de higiene e também de segurança. Mantê-lo dentro de gavetas ou na bolsa pode fazer com que ele acumule poeira e outros detritos. Sempre que possível, limpe-o com uma gaze ou um pano umedecidos em álcool.